Virginia Fonseca é um nome que dispensa apresentações no universo das redes sociais. Com um conhecimento profundo de seu público e uma habilidade ímpar para transformar sua popularidade em negócios lucrativos, a influenciadora se destacou de forma impressionante nos últimos anos. A Wepink, sua marca de cosméticos lançada em 2021, arrecadou impressionantes R$ 378 milhões em apenas dois anos. Em conjunto com a Wpink, especializada em suplementos, Virginia alcançou R$ 107 milhões no primeiro trimestre de 2024.
Live Marketing Milionário
Em uma ação de marketing recente realizada em Paris, com a icônica Torre Eiffel ao fundo, Virginia e seus sócios, Samara Pink e Thiago Stabile, conseguiram vender R$ 9,2 milhões em apenas uma hora. “Foi totalmente improvisada, mas deu muito certo”, afirmou Virginia. A espontaneidade parece ser uma marca registrada em sua carreira: “Não planejei absolutamente nada”.
Uma Vida de Luxo e Trabalho
Aos 24 anos, Virginia é uma Forbes Under 30, comanda quatro empresas, está grávida de seu terceiro filho e se prepara para estrear seu programa Sabadou com Virginia no SBT. Com 46,2 milhões de seguidores no Instagram, sua rede social favorita, ela compartilha quase tudo de sua vida: “Praticamente tudo, só não mostro alguns detalhes”. No TikTok, são mais 37,7 milhões de seguidores, além de 11,6 milhões de inscritos no YouTube, plataforma onde começou sua carreira em 2016.
Raízes e Ascensão
Quem vê Virginia hoje mal consegue associá-la ao seu primeiro vídeo no YouTube, onde aparecia tímida e com um forte sotaque mineiro. “Sempre tive vergonha, mas nunca deixei isso me parar”, revela. Nascida nos Estados Unidos, Virginia mudou-se para o Brasil ainda pequena e viveu em Governador Valadares (MG) até os 17 anos, quando se mudou para Portugal.
Atualmente, reside em Goiânia com o marido, o cantor Zé Felipe, e as filhas Maria Alice e Maria Flor. Além das empresas Wepink e Wpink, ela fundou a agência Talismã Digital, que gerencia sua carreira e a de outros artistas, e a marca infantil Maria’s Baby. “São muitas empresas, mas tenho pessoas comprometidas em cada uma.”
O Lado Escuro da Fama
A fama traz muitas oportunidades, mas também tem seu preço. “No início, quase desisti pelas críticas, as pessoas te detonam de graça”, desabafa Virginia, que foi eleita Influenciadora do Ano pelo People’s Choice Awards em 2022. Embora os haters não tenham cessado, a maneira de lidar com as críticas amadureceu com o tempo.
Virginia conquistou muitos de seus sonhos, mas ainda carrega inseguranças. “Tenho medo de tudo acabar”, confessa. “Hoje tenho muito mais a perder do que a ganhar. Mas tenho 24 anos e sei que ainda vou errar muito.”
Futuro e Carreira
Desistir do trabalho não está nos planos de Virginia, principalmente porque ela não considera o Instagram um trabalho. “Não tem como viver sem, faz parte de mim”, afirma, embora aspire a um ritmo menos frenético no futuro. “Não quero ficar para sempre nessa frequência louca.”
Reflexões Finais
O sucesso meteórico de Virginia Fonseca levanta diversas questões sobre a sustentabilidade e os sacrifícios necessários para manter uma carreira de sucesso nas redes sociais. Será que a influenciadora conseguirá manter seu império de pé diante de tantas pressões e expectativas? Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: Virginia Fonseca ainda tem muito a mostrar ao mundo.